O que é mídia training?

O que é mídia training?




 Com certeza você já ouviu falar em mídia training ou treinamento de mídia. Este processo visa capacitar o porta-voz da empresa a se relacionar com a imprensa.


Falar com um jornalista não é um bicho de sete cabeças, porém, para o sucesso do seu negócio é importante que você saiba transmitir corretamente os valores da empresa na mídia. Uma forma errada de se posicionar diante das câmeras, rádio ou telefone pode prejudicar a imagem da companhia levando tudo àquilo que foi construído durante anos por água abaixo.

Quando você contrata uma agência de assessoria de imprensa, uma das primeiras coisas que será definido na reunião de briefing - bate-papo inicial entre assessor e assessorado para coleta de informações necessárias para divulgação da empresa – é a escolha do porta-voz. Pode ser o diretor, gerente ou especialista com grande conhecimento sobre a organização e serviços oferecidos pela companhia. Este porta-voz não só precisa se comunicar bem, como deve saber se comportar em cada meio de comunicação.

Existem vários formatos de entrevista, tem aquela que pode ser televisionada, em algum programa de variedades ou telejornal. A primeira coisa fundamental para saber aqui é se a entrevista será ao vivo ou gravada. É necessário tomar muito cuidado em uma entrevista ao vivo, por exemplo, pois se passar uma informação errada, não será possível pedir para cortar. Se o porta-voz abrir uma notícia que não podia ser falada, não poderá voltar atrás e, dependendo do conteúdo da informação, pode se iniciar uma crise. Daí o assessor de imprensa terá que administrar a situação com o gerenciamento de crise (criar um link aqui para o texto sobre gerenciamento de crise). O mesmo vale para novos formatos de propagação de notícia como Youtube e lives.

Da mesma forma acontece com entrevistas no rádio, além de identificar se será ao vivo, deve perguntar se será nos estúdios ou por telefone. Se for ao telefone, o porta-voz terá que estar em um ambiente tranquilo, checar se a bateria do celular está carregada e se o lugar onde ele está tem bom sinal. Importante não deixar vazar nenhum tipo de ruído. Se você estiver em casa ou no escritório, comunique às pessoas que você não poderá ser interrompido, pois já imaginou se no meio da entrevista alguém entra aos berros chamando seu nome?

As entrevistas mais tranquilas são as por e-mail, onde o jornalista envia as perguntas para o assessor de imprensa e o assessor envia ao assessorado. Aqui, o fator importante é agilidade na resposta, colocar bem as palavras, ser claro, escrever de forma simples, sem utilizar termos técnicos e ter domínio sobre o assunto. Forneça dados gráficos, pesquisa. Cite fonte e o ano.

Uma dica importante que serve para todos os formatos é pontualidade. Seja pontual, respeitando prazos e deadlines estipulados pelo jornalista.

Citamos algumas dicas básicas sobre o processo de treinamento de mídia, caso queira saber melhor sobre o assunto, contate a sua assessoria de imprensa, mas se você ou a sua empresa não possui esse serviço, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para esclarecer suas dúvidas.