A importância da assessoria de imprensa para sua empresa

A importância da assessoria de imprensa para sua empresa

 



O trabalho da assessoria de imprensa é fundamental para grandes, média e pequenas empresas, sejam elas dos setores públicos ou privados, de modo geral, é a assessoria quem irá intermediar a relação entre a organização, na qual presta serviço, e veículos de comunicação.


É comum nos depararmos com notícias veiculadas na mídia de empresas que precisam esclarecer alguma situação que envolva sua marca. Esses esclarecimentos normalmente vêm acompanhados de uma nota da assessoria de imprensa. Porém, muito além de gerenciar crises (assunto para um próximo post), o assessor tem como função criar um vínculo com os jornalistas apresentando o cliente como uma excelente fonte às matérias que este profissional irá fazer, seja para televisão, rádios, jornais e sites.


Para as empresas, a assessoria auxilia no fortalecimento da imagem da companhia, além de gerar visibilidade ao seu público-alvo. Uma das vantagens é que o assessor trabalha com mídia espontânea, ou seja, consegue emplacar matérias gratuitas nos veículos de comunicação, gerando maior destaque às empresas em comparação ao anúncio publicitário. A matéria de um jornalista gera credibilidade oferecendo ao produto, marca ou empresa uma maior visibilidade.


Como funciona?

Esse trabalho começa com um bom planejamento estratégico, visando os interesses do cliente, bem como uma análise do mercado no qual a companhia está inserida, concorrências, pontos fortes e fracos e público-alvo. Feito isso, o assessor de imprensa dá início a apresentação do cliente na mídia. Isso ocorre por meio de envio de press releases, contato telefônico e encontros de relacionamentos, neste último caso, o assessor de imprensa convida o jornalista para um café ou almoço para conhecer o cliente pessoalmente. Aqui na DAC Comunicação, por exemplo, utilizamos bastante essa ferramenta e tem dado muito certo, pois ajuda a estreitar a relação com o jornalista. É um bate-papo despretensioso onde o cliente tem a oportunidade de falar sobre o seu negócio. Não é garantia de matéria publicada, mas, caso o jornalista se interesse pelo assunto, ele poderá utilizar o assessorado como fonte.

Com a forte atuação dos meios digitais, as assessorias de imprensa também passaram a desenvolver ações de relacionamentos com influenciadores digitais, por meio de envio de press kits, eventos, entre outros. Aqui na DAC Comunicação criamos calendários de ações para envios estratégicos de produtos e lançamentos. Dá super certo e hoje desenvolvemos uma relação de parceria com esses formadores de opinião.


Quais são os resultados do trabalho de assessoria de imprensa para a minha empresa?

Gerar visibilidade
A assessoria ajuda a aumentar a exposição da empresa na mídia, pois a estratégia é contribuir para ampliar a participação da marca ou produto nos principais veículos do país;


Fortalecimento de marca
O trabalho do assessor de imprensa auxilia no fortalecimento da marca junto a formadores de opinião e público-alvo, assim, a companhia poderá se tornar referência em seu setor de atuação.


Atração de novos clientes, parceiros e investidores
Devido a aparição constante na mídia, principalmente divulgando as iniciativas, causas que apoia, crescimentos, novos serviços e etc., mais pessoas terão contato com a empresa, o que poderá atrair mais clientes, investidores e parceiros à marca