Gerenciamento de crise

Gerenciamento de crise




O que é e em qual momento ou situação vou precisar gerenciar crises na minha empresa?

Olá pessoal!

No texto "A importância da assessoria de imprensa para sua empresa", citamos o gerenciamento de crise, prática muito comum nas atividades de assessoria de imprensa.

Para iniciarmos a nossa conversa sobre o assunto, vamos à definição. Crise é toda ocorrência que pode impactar de forma negativa a imagem de uma empresa. Logo, gerenciar crise é encontrar subsídios para solucionar ou ainda minimizar o problema.

É importante saber que todas as organizações, sejam órgãos públicos ou privados, ou até mesmo uma figura pública (celebridade) estão suscetíveis a acontecimentos desastrosos. Crise pode ser um erro involuntário, erro humano, má administração, boatos, fatalidade e etc., ou seja, um período de crise pode acontecer em qualquer hora e é importante estar preparado para enfrentá-la.

É aí que o departamento de assessoria de imprensa entra em ação. Quando acontece algo grave, o público logo pede uma explicação. O jornalista, como prestador de serviço à população, entrará em contato com a companhia para pedir esclarecimentos. A imprensa não pode ficar sem retorno.

O assessor então apura todas as informações necessárias e emite uma nota de esclarecimento à imprensa. Se for necessário, dependendo da gravidade do caso, o assessor poderá organizar uma coletiva de imprensa ou sugerir uma entrevista do porta-voz da companhia a um veículo. O objetivo é ser o mais transparente possível.

Devido à velocidade da internet, onde as informações se propagam com rapidez, o assessor de imprensa também deverá executar o planejamento de crise com agilidade. Além de auxiliar o porta-voz na hora da entrevista, ele também se reunirá com o comitê de crise - grupo de pessoas ligadas à diretoria com poder de decisão para pensar em conjunto em uma solução.

A nossa recomendação é adotar uma atitude realista, não transferir a culpa a terceiros, se for o caso, assuma a responsabilidade e apresente uma solução imediata. Adotar medidas proativas pode reverter situações negativas.

Outra dica é, se possível, faça uma prevenção das situações negativas que podem acontecer, bem como ameaças e situações internas e externas que poderão acarretar uma crise futura na organização. Algumas empresas utilizam estratégias assertivas e acabam tendo êxito, mas outras organizações, quando não conseguem executar um bom plano, acabam prejudicadas a ponto de manchar a reputação podendo até encerrar suas atividades.